Tesouro Direto
Invista em Tesouro Direto com uma das maiores instituições financeiras do Brasil.
É o investimento realizado diretamente em Títulos Públicos e Privados de Renda Fixa. Quando você compra um título de Renda Fixa, você está emprestando dinheiro ao emissor do papel, que pode ser um banco, uma empresa ou mesmo o Governo. Em troca, recebe uma remuneração por um determinado prazo, na forma de juros e/ou correção monetária, podendo receber, ainda, parcelas chamadas amortizações.
Os títulos públicos são uma forma do governo captar dinheiro para a sua gestão, como por exemplo para as áreas da saúde, educação e infraestrutura. Antes desse programa, era difícil e menos rentável investir no Tesouro Direto, pois só era possível fazê-lo através de fundos de investimento em renda fixa, ou seja, de forma indireta. Com R$ 30 já é possível começar a investir no Tesouro Direto. Ao comprar um título, o Tesouro Nacional paga juros sobre o valor investido durante o tempo da aplicação. O Tesouro Direto possui uma rentabilidade superior quando comparado a caderneta de poupança, e essa vantagem se torna mais significativa ao longo dos anos.
O Tesouro tem uma boa variedade de títulos disponíveis. Dessa forma, você consegue escolher um que se adeque ao seu perfil e objetivo de investimento. Por exemplo, se a intenção é investir para fazer uma viagem, o Tesouro pré-fixado (LTN) pode ser o mais indicado. Se a ideia é começar a pensar na aposentadoria, o Tesouro IPCA é uma boa opção. Existem cinco tipos de títulos, divididos em duas categorias dentro do Tesouro Direto, os pré-fixados e os pós fixados. Em qualquer um dos títulos apresentados, seja ele pré ou pós fixado, o investidor é livre para vendê-los antes do vencimento, já que o Tesouro Direto proporciona liquidez diária. Porém, vale ressaltar que ao vender um título antecipadamente o mesmo fica sujeito ao valor do preço de mercado, o que pode trazer uma rentabilidade maior ou menor do que a contratada.
Tesouro pré-fixado (LTN)
A Letra do Tesouro Nacional (LTN) é um título que possui sua rentabilidade fixada. Caso mantido até o vencimento, o investidor receberá R$ 1.000 para cada unidade do papel (ou o proporcional de acordo com a fração contratada do título). É um investimento interessante para quem acredita que a taxa básica de juros ou a inflação não irá superar essa rentabilidade pré-determinada durante o período do investimento.
A rentabilidade do investimento é determinada no momento da compra do título.
Tesouro pré-fixado com juros semestrais (NTN-F)
Assim como o Tesouro LTN, a Nota do Tesouro Nacional Série F (NTN – F), possui rentabilidade definida no momento da compra, com o diferencial sendo o período de pagamento – a cada seis meses, o investidor receberá o pagamento dos juros referentes a esse título. O pagamento do principal (dinheiro investido inicialmente) ocorre no vencimento do título em uma única parcela.
A cada seis meses, ocorre o pagamento dos juros pré-fixados sobre o investimento.
O Tesouro Direto é um investimento muito prático e possui poucas taxas. O valor mínimo é de um milhão por mês. Ou seja, com pouco dinheiro já é possível começar a investir! Veja os custos envolvidos no investimento:
Tire outras dúvidas