Como investir em futuros?
Os principais produtos negociados em contratos futuros são milho, café, soja, boi gordo, dólar, índice Bovespa e S&P 500. Esses contratos não são negociados em seu valor total, o que possibilita que qualquer pessoa invista. As negociações não são dos produtos em si. Ao adquirir um contrato, a pessoa que investe está comprando o direito sobre as oscilações do valor sobre ele.
A oferta e procura é o que faz o ativo oscilar, assim como em qualquer outro título de investimento. Se comprar na baixa e vender na alta, tem lucro. Se comprar na alta e vender na baixa, tem prejuízo.
A principal diferença de contratos futuros para outros tipos de investimentos está na alavancagem. Para investir nesses contratos é necessário dispor de uma margem de garantia.
Essa margem serve como garantia de pagamento caso as oscilações do mercado sejam negativas. Ela gira em torno de 3 a 16%, dependendo do contrato. Ativos como CDBs, ações ou títulos públicos servem como margem de garantia.
O passo a passo para comprar ou vender contratos futuros é idêntico ao de ações. Você entra no Home Broker, escolhe o contrato e faz a compra.
Entenda os códigos dos produtos
Cada produto possui o seu código e as três primeiras letras o representam.
Contrato
Código
Boi Gordo
BGI
Milho
CCM
Café Arábica
ICF
Índice S&P 500
ISP
Dólar
DOL
Minidólar
WDO
Índice Bovespa
IND
Mini-índice Bovespa
WIN
Juros DI
DI1
Depois desse código, vem o mês de vencimento
Mês de Vencimento
Letra
Janeiro
F
Fevereiro
G
Março
H
Abril
J
Maio
K
Junho
M
Julho
N
Agosto
Q
Setembro
U
Outubro
V
Novembro
X
Dezembro
Z
Confira nossa cobertura setorial
Temos uma cobertura de assuntos relevantes para quem vai investir em Renda Variável. Estar sempre por dentro do que está acontecendo no mercado é imprescindível.