Cada pequena atitude nos ajuda a atingir
grandes resultados
A fidelidade às normas e a repercussão de nossas ações contribuem não só para nosso crescimento interno, mas também para a conscientização do mercado, o desenvolvimento da indústria e o progresso socioeconômico do país.
Respeitar as regras é o primeiro passo
Em um mercado tão regulamentado, manter-se em conformidade com as normas é uma premissa básica. Através das nossas estruturas, políticas e processos de gestão, trabalhamos exaustivamente todos os dias para que as mais rigorosas leis e regras sejam cumpridas.
A interação com os órgãos reguladores ocorre de forma tão transparente e cooperativa que a própria XP Inc. ajudou a criar diversos padrões e certificações hoje vigentes na indústria.
Compromisso com os nossos ativos mais valiosos: os clientes
A relação com os nossos clientes é pautada pela clareza, imparcialidade e segurança. Este compromisso é a chave para a manutenção da confiança na XP Inc.
Por isso, garantimos as condições e produtos mais adequados às reais necessidades de cada perfil de investidor, fornecendo a segurança necessária para sua tomada de decisão.
Valores criados de dentro para fora
Acreditamos que instruir nossos funcionários, parceiros e assessores de investimentos é o que mais influencia as mudanças. Por meio da adoção de um sistema de treinamento e de controles internos eficientes, garantimos a responsabilidade ética e disseminação da nossa cultura em toda a rede de colaboradores, prevenindo conflitos antes mesmo que aconteçam.
A XP Inc., sempre alinhada às melhores práticas de mercado, desenvolveu um programa independente de auditoria das atividades dos seus assessores de investimentos, desenhado à luz dos melhores padrões de supervisão e fiscalização privadas do mercado.
A XP Investimentos Corretora visa, por meio da elaboração de políticas internas, defender a transparência e a ética perante seus clientes. Além da imposição de condutas, essas normas têm o objetivo de preservar os princípios da Corretora e garantir segurança, eficácia e agilidade nos seus procedimentos.
Conforme nossas Regras de Conduta e Atuação, a XP Investimentos executará as ordens de seus Clientes, individualmente, podendo agrupá-las por tipo de mercado e título ou características específicas do contrato.
Caso ocorra interrupção do sistema de negociação da XP Investimentos ou das Bolsas, por motivo operacional ou de força maior, as operações serão executadas, se possível, por intermédio de outro sistema de negociação disponibilizado pelas Bolsas.
A ordem transmitida pelo cliente poderá, a exclusivo critério da XP Investimentos, ser executada por outra instituição ou, no caso de operações realizadas na BM&F, ter o repasse da respectiva operação para outra instituição com a qual a XP Investimentos mantenha contrato de repasse.
As entidades auto rreguladoras também têm poderes para cancelar negócios previamente realizados, no caso de serem constatadas infrações a dispositivos legais e regulamentares. A XP Investimentos buscará confirmar com o Cliente, verbalmente ou por outro meio pelo qual seja possível comprovar a emissão e o recebimento de mensagem, a execução das ordens de operações e as condições em que foram executadas.
A indicação de execução de determinada ordem não representa negócio irretratável, na medida em que as Bolsas e a CVM têm poderes para cancelar os negócios realizados caso constatem, na operação, infração às normas do mercado de valores mobiliários.
Todas as ordens serão consideradas administradas. A XPI administrará as ordens de seus clientes, respeitando a quantidade e as características dos ativos ou direitos a serem comprados ou vendidos, ficando a execução a critério da XP Investimentos.
A distribuição é o ato pelo qual a XP Investimentos atribuirá a seus clientes, no todo ou em parte, as operações por ela realizadas, nos diversos mercados.
A XP Investimentos orientará a distribuição dos negócios realizados nas Bolsas por tipo de mercado, valor mobiliário e por lote padrão/fracionário.
Na distribuição dos negócios realizados, para o atendimento das ordens recebidas serão obedecidos os seguintes critérios:
a) somente as ordens que sejam passíveis de execução no momento da efetivação de um negócio concorrerão em sua distribuição;
b) as ordens de pessoas não vinculadas à Corretora terão prioridade em relação às ordens de pessoas a ela vinculadas;
c) as ordens administradas, de financiamento, monitoradas e casadas não concorrem entre si nem com as demais, pois os negócios foram realizados exclusivamente para atendê-las.
d) observados os critérios mencionados nos itens anteriores, a numeração cronológica de recebimento da ordem determinará a prioridade para o atendimento de ordem emitida por conta de Cliente da mesma categoria, exceto a ordem monitorada, na qual o Cliente determina em tempo real a sua execução.
O mercado de valores mobiliários caracteriza-se como um mercado volátil e de risco. Destacamos que os riscos de oscilação de preço e de eventuais perdas do valor principal são inerentes a esse tipo de mercado, particularmente no que se refere a posições em derivativos.
Para garantir a devida segurança aos investidores da Corretora, o departamento de Risco atua no monitoramento, no controle e na mitigação dos riscos associados.
O plano de gerenciamento de riscos adotado pela XP Investimentos tem como objetivo otimizar os negócios da Corretora e garantir a máxima segurança para seus clientes.
A XP Investimentos poderá impor limites operacionais para a realização de operações e/ou estabelecer mecanismos que visem a limitar riscos de seus clientes, nas condições previstas no contrato de intermediação firmado.
Todos os riscos incorridos são identificados e analisados qualitativamente e quantitativamente pelo departamento de risco.
Todas as falhas oriundas de processos, sistemas, pessoas e eventos externos são monitoradas e controladas pelo nosso departamento de compliance.
O que fazer se a corretora falhou na prestação de serviços de intermediação no mercado de bolsa ou na prestação de serviços de custódia?
O primeiro passo é procurar a ouvidoria da própria corretora pelo 0800-722-3730 ou o serviço de atendimento ao cliente pelo (11) 4935-2720 (WhatsApp)/(11)4003-3710 (capitais e regiões metropolitanas)/0800-880-3710 (demais localidades)/+55(11)4935-2701 (clientes no exterior)/0800-771-0101 (deficientes auditivos ou de fala de todas as localidades) para solicitar esclarecimentos e resolução do problema. Caso o problema não seja solucionado, você pode apresentar uma reclamação ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), administrado pela BSM Supervisão de Mercados.
A BSM Supervisão de Mercados mantém e administra o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), com a finalidade exclusiva de assegurar aos investidores o ressarcimento de prejuízos decorrentes da ação ou omissão dos participantes da B3, ou de seus administradores, empregados ou prepostos, especialmente nas seguintes hipóteses:
Operações que cumpram estritamente as normas de funcionamento do mercado, relacionadas por exemplo à gestão de riscos, cancelamentos de ordens, liquidação compulsória, empréstimos de ativos e recompras em caso de falha de entregas de ativos não caracterizam hipóteses de incidência do MRP. O MRP também não cobre prejuízos hipotéticos, meras expectativas, valores incertos ou de improvável realização, bem como operações realizadas no mercado de balcão organizado ou prejuízos decorrentes de oscilações de preços.
O ressarcimento dos prejuízos pelo MRP é limitado ao valor de R$ 120 mil por ocorrência.
Lembramos ainda que é seu dever buscar informações antes de tomar decisões de investimentos. Em caso de dúvidas no pré ou pós negociação, nosso time está disponível para auxiliá-lo em nossos canais de atendimento.
Para apresentar uma solicitação de ressarcimento de prejuízos ao MRP, acesse este link.
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
2010
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
O que fazer se houver alguma dúvida ou reclamação sobre a atuação da corretora no mercado de capitais?
O primeiro passo é procurar o serviço de atendimento ao cliente ou a ouvidoria da própria instituição para solicitar esclarecimentos e resolução do problema. Se a questão não for resolvida, você pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Comissão de Valores Mobiliários, que está à disposição dos investidores para atender consultas e queixas relacionadas a situações concretas no que diz respeito à competência da Comissão de Valores.
As demandas encaminhadas à CVM devem conter: a) protocolo de atendimento junto à Corretora; b) mensagens eletrônicas trocadas com a Corretora; c) correspondências recebidas da Corretora; d) publicidades disponibilizadas pela Corretora; e) propostas encaminhadas pela Corretora; f) fotos, vídeos, prints de tela, gravações telefônicas ou qualquer outro tipo de documento que fundamente a controvérsia apresentada pelo cliente.
Para entender como dirigir uma reclamação à CVM, acesse este link.
Você também pode colaborar com esse trabalho
Se você notar qualquer atividade que não esteja em conformidade com nossos valores ou as normas do mercado financeiro, não hesite em entrar em contato conosco. O Canal de Denúncia Confidencial funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana com atendimento eletrônico e de segunda à sexta das 09 às 17h00 com atendimento por telefone.
0800-721-0744